Séries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cards

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10045/72043
Registro completo de metadatos
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães-Costa, Stephanie-Caroline-
dc.contributor.authorVasques-Ferreira, Fernanda-
dc.date.accessioned2017-12-18T14:18:20Z-
dc.date.available2017-12-18T14:18:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRevista Mediterránea de Comunicación. 2018, 9(1): 273-289. doi:10.14198/MEDCOM2018.9.1.21es_ES
dc.identifier.issn1989-872X-
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.14198/MEDCOM2018.9.1.21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10045/72043-
dc.description.abstractEsse artigo tem como objetivo principal compreender como estão sendo consumidos os seriados, em especial a série House of Cards, levando em consideração as novas possibilidades trazidas pela convergência digital e o consumo dos espectadores. A hipótese aqui levantada é de que os seriados estão se alterando com as novas tecnologias para ter uma maior interação e relação com o seu público. A metodologia é baseada nas reflexões teóricas de Jenkins (2008), como Cultura da Convergência, Transmídia e Cultura Participativa. Também são trazidas questões ligadas à identidade no contexto digital, com análise dos conceitos de Santaella (2002) e Silva (2014). Desta maneira, as considerações finais apontam a estratégia de narrativa transmídia das séries, em especial da série House of Cards, que conecta o público e gera uma proximidade com a série, tornando o mundo fictício mais próximo e mais palpável.es_ES
dc.description.abstractThis article has the main objective to comprehend how series are being consumed, especially House of Cards, considering the new possibilities brought by digital convergence and the spectators’ consumption. The hypothesis raised in here is the changes series are being submitted to due to new technologies in order to have more interaction with its audience. The methodology is based on the theoretical reflections of Jenkins (2008), as the Convergence Culture, Transmedia and Participatory Culture. There are also questions related to identity in the digital context, with analysis of the concepts from Santaella (2002) and Silva (2014). Thus, the final consideration show the strategy of transmedia narrative of series, mainly of House of Cards, that connects its audience and creates a closer bond with the series, making the fictional world closer and more palpable.es_ES
dc.languagepores_ES
dc.publisherUniversidad de Alicante. Grupo de Investigación Comunicación y Públicos Específicos (COMPUBES)es_ES
dc.rightsLicencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0es_ES
dc.subjectDigital convergencees_ES
dc.subjectHouse of cardses_ES
dc.subjectTransmedia consumptiones_ES
dc.subject.otherComunicación Audiovisual y Publicidades_ES
dc.titleSéries e a cultura da convergência: uma análise do consumo transmidiático da série House of Cardses_ES
dc.title.alternativeSeries and the culture of convergence: an analysis of the transmissive consumption of the house of cards serieses_ES
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlees_ES
dc.peerreviewedsies_ES
dc.identifier.doi10.14198/MEDCOM2018.9.1.21-
dc.relation.publisherversionhttp://mediterranea-comunicacion.org/es_ES
dc.rights.accessRightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesses_ES
Aparece en las colecciones:Revista Mediterránea de Comunicación - 2018, Vol. 9, N. 1

Archivos en este ítem:
Archivos en este ítem:
Archivo Descripción TamañoFormato 
ThumbnailReMedCom_09_01_19.pdf2,06 MBAdobe PDFAbrir Vista previa
ReMedCom_09_01_19.mobi600,1 kBMobiAbrir
ReMedCom_09_01_19.epub1,39 MBePubAbrir


Este ítem está licenciado bajo Licencia Creative Commons Creative Commons