O mito ressignificado em Neil Gaiman: diálogos entre direito animal e literatura

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10045/110936
Registro completo de metadatos
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges Carneiro, Sarah Maria-
dc.date.accessioned2020-12-14T12:45:31Z-
dc.date.available2020-12-14T12:45:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPangeas. Revista Interdisciplinar de Ecocrítica. 2020, 2: 101-115. https://doi.org/10.14198/pangeas2020.2.08es_ES
dc.identifier.issn2695-5040-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10045/110936-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo específico analisar de que maneira as representações dos personagens não-humanos na obra de Neil Gaiman questionam o direito animal, não apenas no que concerne às leis, mas também no que diz respeito às justificativas formuladas pelo homem ao longo da história para garantir a si mesmo um lugar acima dos animais e da própria natureza. As mudanças tecnológicas e culturais desgastaram a relação entre o homem e o mundo natural, levando-nos a associar a identidade do homem moderno à domesticação e ao rebaixamento daquilo que remete à animalidade. Destacamos a importância da relação entre infância e animalidade pela aproximação entre personagens crianças e animais desde as narrativas mitológicas, até as obras literárias contemporâneas estética e tematicamente elaboradas para o público infantojuvenil. Portanto, fazer um apanhado das narrativas escritas por Neil Gaiman, voltadas teoricamente para o leitor adulto ou para o público infantojuvenil, que trazem em seus enredos personagens não-humanos e crianças, revela-se pertinente para que se possa compreender as tentativas de sondagem da outridade animal que nunca deixaram de instigar a imaginação humana ao longo da história. Partimos da hipótese de que o contato do jovem leitor com os animais de Gaiman contribuiria para uma tomada de consciência dos direitos dos animais, levando o leitor a respeitar a natureza e valorizá-la não apenas em termos de sua utilidade para nós, mas pelos valores e saberes intrínsecos ou inerentes da própria natureza. Para tanto, nos fundamenta-remos nos ensaios de Michel de Montaigne (1987), John Berger (1980), Jacques Derridas (1997), e J. M. Coetzee (1999), nos estudos de Greg Garrard (2006) acerca da Ecocrítica, nas obras de Maria Esther Maciel sobre Literatura e animalidade (2011; 2016) e no estudo de Rutineia Rossi sobre Direitos dos Animais e Ecologia Profunda (2016).es_ES
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how the representation of non-human characters in Neil Gaiman’s work questions animal rights, not only with regard to Law, but also to the justifications formulated by man through history in order to guarantee for himself a place above animals and nature. The technological and cultural changes have eroded the relation between man and the natural world, leading us to associate the identity of modern man to domestication and relegation of what refers to animality. We emphasize the importance of the relation between childhood and animality by the approximation between children and animals as characters from the mythological narratives, to the contemporary literary works aesthetically and thematically elaborated for children and young people. Therefore, to analyze the narratives written by Neil Gaiman, theoretically aimed at the adult reader or the children audience, which bring in non-human and children characters, is pertinent so that one may understand the attempts to think about this other that animals represent, which never ceased to instigate the human imagination throughout history. We start from the hypothesis that the contact of the young reader with the animals of Gaiman would contribute to an awareness of the animal rights, leading the reader to respect nature and value it not only in terms of its usefulness for us, but by the intrinsic and inherent values and knowledge of nature itself. In order to to do so, we will base ourselves on the essays by Michel de Montaigne (1987), John Berger (1980), Jacques Derridas (1997), e J. M. Coetzee (1999), on the studies of Greg Garrard (2006) about Ecocriticism, on the works by Maria Esther Maciel on Literature and animality (2011; 2016) and on the study by Rutineia Rossi on Animal Rights and Deep Ecology (2016).es_ES
dc.languagepores_ES
dc.rightsEste trabajo se publica bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0): https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es_ESes_ES
dc.subjectMythes_ES
dc.subjectLiteraturees_ES
dc.subjectAnimal Rightses_ES
dc.titleO mito ressignificado em Neil Gaiman: diálogos entre direito animal e literaturaes_ES
dc.title.alternativeNeil Gaiman’s reframed myth: dialogues between animal law and literaturees_ES
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlees_ES
dc.peerreviewedsies_ES
dc.identifier.doi10.14198/pangeas2020.2.01-
dc.identifier.doi10.14198/pangeas2020.2.08-
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.14198/pangeas2020.2.08es_ES
dc.rights.accessRightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesses_ES
Aparece en las colecciones:Pangeas. Revista Interdisciplinar de Ecocrítica - 2020, N. 2

Archivos en este ítem:
Archivos en este ítem:
Archivo Descripción TamañoFormato 
ThumbnailPangeas_2020_2_08.pdf596,09 kBAdobe PDFAbrir Vista previa


Este ítem está licenciado bajo Licencia Creative Commons Creative Commons